A Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas (SETEPE), de caráter bienal, é realizada pelo Departamento de Educação do CAMEAM/UERN. Teve sua primeira edição no ano de 2003, no contexto em que os professores e alunos do Departamento de Educação, do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), sentiam a necessidade de construir um espaço sistemático de debate acadêmico-científico que possibilitasse a socialização e a troca de experiências entre os diversos segmentos acadêmicos e a comunidade em geral.
Nessa perspectiva, inicialmente vinculada ao Núcleo de Estudos em Educação (NEEd), a SETEPE abordou nas suas duas primeiras edições as seguintes temáticas: “O saber docente e o desafio da produção do conhecimento na atualidade” e “O Perfil do(a) profissional da educação na contemporaneidade”, nos anos de 2003 e 2006, respectivamente.
No ano de 2008, a terceira edição da SETEPE, desta vez articulada aos dois grupos de pesquisa existentes no Departamento de Educação, o NEEd e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem (GEPPE), trouxe o tema: “A Formação humana e a atuação do(a) educador(a): concepções e práticas”. A amplitude desse tema, articuladas às questões que preocupavam os discentes e docentes no contexto de reestruturação das políticas e dos currículos de formação de professores, possibilitaram discussões em torno do processo de reestruturação curricular do curso de pedagogia no âmbito da UERN, educação e formação cidadã no contexto das práticas pedagógicas escolares e não escolares, a formação humana e a atuação do educador.
Nesse percurso, a SETEPE ao enfocar questões do campo epistemológico da Pedagogia, da formação humana e das práticas pedagógicas, evidencia particular interesse pela problemática educativa, e lança-se ao desafio de pensar os paradigmas de investigação e formação na perspectiva da construção do conhecimento com qualidade social e como direito de todos e todas.
A SETEPE, enquanto evento em consolidação, vem crescendo a cada edição. Por isso, espera-se, em relação ao público que vem participar seja como ouvinte, seja como ministrante de oficina, conferencista ou autor de trabalho, um número cada vez mais crescente. Por isso, a expectativa e que o público a ser atingido nas diversas atividades constantes da programação, preliminarmente, apresentada a seguir, seja de aproximadamente, 600 (seiscentos) trabalhos inscritos e 800 (oitocentas) pessoas, diariamente, entre ouvintes e participantes. Trata-se de um público flutuante constituído, basicamente, de estudantes de graduação e pós-graduação; pesquisadores e professores universitários, bem como docentes da Educação Básica de vários estados da federação, notadamente do Rio Grande do Norte, mas também da Paraíba e do Ceará, que constituem a região de abrangência do campus da UERN – Pau dos Ferros, sede do evento.