Eixos temáticos

GT 01 - DIREITOS HUMANOS, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE


A proposta desse GT parte do reconhecimento do caráter educativo dos movimentos sociais, mediante os avanços democráticos que a sociedade vem obtendo, cujas reivindicações têm servido de indicadores de demandas e necessidades de mudanças, reorientando políticas e práticas educacionais na área dos direitos humanos e do tema da diversidade social e cultural. Admitem-se trabalhos resultantes  de pesquisas e experiências de extensão e ensino que tratem das  particularidades e diversidades de práticas educativas escolares e não-escolares na área dos direitos humanos.

GT 02 - FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Este GT pretende discutir pesquisas sobre a formação docente, identidade profissional, saberes, currículos e práticas pedagógicas no contexto da educação na e para a diversidade.

GT 03 - NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE

Este GT pretende reunir pesquisas, resenhas de livros e relatos de experiências sobre as seguintes questões: O uso das tecnologias e os processos de exclusão e de emancipação social; Formação docente e novas tecnologias; O papel do/a professor/a na sociedade digital; Políticas de formação de professores/as em informática educativa; Softwares educativos; Experiências de Educação à distância; O uso dos audiovisuais em sala de aula - fotografia, rádio, cinema, TV, vídeo, computador, internet.

GT 04 - LINGUAGENS, PRÁTICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO PARA A DIVERSIDADE

Este GT busca envolver pesquisas, experiências e discussões acerca das diferentes linguagens evidenciadas/utilizadas na prática docente em espaços escolares e não escolares numa perspectiva de uma educação voltada para a diversidade.

GT 05 - FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E PRÁTICAS DE PESQUISA PARA EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

GT 06 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NA DIVERSIDADE

Estudos e/ou avaliação de Programas, projetos e ações implementadas pelas políticas educacionais no âmbito federal, estadual ou municipal voltadas para a diversidade (étnico-raciais, culturais e de gênero, indígena, quilombola, apoio a educação especial, dentre outros que incluam políticas de ações afirmativas e de inclusão social). Estudos sobre a gestão dos processos educativos, bem como dos sistemas de ensino que realizem ações ou projetos voltadas para a diversidade e a construção de um sistema educacional inclusivo e democrático.