ESCOLHA SEU MINICURSO E FAÇA SUA INSCRIÇÃO PREENCHENDO O FORMULÁRIO ONLINE ABAIXO: (É só clicar no link branco).
<iframe src="https://docs.google.com/spreadsheet/embeddedform?formkey=dGMzelZ2Y3JqR1cyRHZuakFjRjNGV1E6MQ" width="760" height="2256" frameborder="0" marginheight="0" marginwidth="0">Carregando...</iframe>
MINICURSOS DISPONÍVEIS:
EIXO TEMÁTICO 01: DIREITOS HUMANOS, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE
MINICURSO 01: EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE
Dias: 15 e 16/02/2012 - das 10h às 12h
PROPONENTE(S:
Elaine Cristina Carlos da Silva
Emerson Augusto de Medeiros
Elane da Silva Barbosa
Edinária Marinho da Costa
EMENTA: O minicurso Educação, Direitos Humanos e Diversidade oferece à comunidade acadêmica uma reflexão acerca da relação existente entre a educação, os direitos humanos e a cidadania. Os fins da educação e o papel da escola na formação do cidadão e o respeito à diversidade.
MINICURSO 02: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Dias: 15 e 16/02/2012 - das 10h às 12h
PROPONENTE(S): Profª. Drª. Maria do Socorro da Silva Batista-FE/UERN
EMENTA: A problemática ambiental vista sob um olhar critico; as diferentes concepções de educação ambiental; a política nacional de educação ambiental e seus reflexos sob re os processo educativos formais e não formais; as possibilidades pedagógicas para a educação ambiental: estudos do meio, projetos de ensino e temas geradores.
EMENTA: A problemática ambiental vista sob um olhar critico; as diferentes concepções de educação ambiental; a política nacional de educação ambiental e seus reflexos sob re os processo educativos formais e não formais; as possibilidades pedagógicas para a educação ambiental: estudos do meio, projetos de ensino e temas geradores.
EIXO TEMÁTICO 02: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A DIVERSIDADE
MINICURSO 03: A DIMENSÃO ÉTICA DO ATO DE AVALIAR: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A DIVERSIDADE
Dias: 15 e 16/02/2012 - das 19h ás20h30min
PROPONENTE(S):
Profª Ms. Sheyla Maria Fontenele Macedo
Esp. Zênia Regina dos Santos Barbosa
EMENTA: Ética, moral, educação e cidadania. A dimensão ética do ato de avaliar. Desafios da ética no ato de avaliar: práticas pedagógicas para a diversidade.
EMENTA: Ética, moral, educação e cidadania. A dimensão ética do ato de avaliar. Desafios da ética no ato de avaliar: práticas pedagógicas para a diversidade.
MINICURSO 04: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: POSSIBILIDADES E LIMITES.
Dias : 15 e 16/02/2012 - das 19h ás20h30min
PROPONENTE(S)
Profª Drª. Anadja Marilda Braz
Esp. Alana Raquel Gama de Oliveira
Esp.Francicleide Cesário de Oliveira Fontes
Esp.Iandra Fernandes Pereira Caldas
Ementa: Análise da concepção dos espaços escolares e não escolares apresentados em trabalhos monográficos dos alunos do curso de Pedagogia da UERN. As diferentes instituições sociais que possibilitam a atuação do pedagogo. A educação formal e não formal no universo das práticas educativas.
MINICURSO 05: BULLYING: NÃO É BRINCADEIRA!Ementa: Análise da concepção dos espaços escolares e não escolares apresentados em trabalhos monográficos dos alunos do curso de Pedagogia da UERN. As diferentes instituições sociais que possibilitam a atuação do pedagogo. A educação formal e não formal no universo das práticas educativas.
Dia: 16/02/2012- Manhã: 10h às 12h e Tarde: das 14h às 15h30min.
PROPONENTE(S)
Profª Esp. Maria Priscilla Cibelle Ferreira Silva
EMENTA: Construção histórica das políticas de atenção à saúde da criança e do adolescente, bem como sua problemática no que se refere à saúde mental no Brasil. Conhecer e compreender o Bullying a partir de sua relação com a escola, formas de envolvimento dos estudantes, conseqüências, sinais e sintomas clínicos, medidas para acompanhamento de vítimas e agressores e prevenção, que poderão está sendo adotadas pela família, escola e profissionais de saúde - Intersetorialidade.
MINICURSO 06:A PROFISSÃO DOCENTE NO RIO GRANDE DO NORTE (1939-1969)
Dias: 15 e 16/02/2012 – das 10h às 12h
PROPONENTE(S)
PROPONENTE(S)
Profª Drª Maria Antonia Teixeira da Costa
Silvia Helena de Sá Leitão Morais Freire
Maria Aurélia Sarmento.
EMENTA: Processos históricos da construção da profissão docente no Brasil e especificamente no Rio Grande do Norte. A formação de professores, representações da profissão e práticas pedagógicas de professoras do Rio Grande do Norte nos anos de 1939 a 1969. A profissionalização do professor e a construção de sua identidade .
MINICURSO 07: E SE O PRÍNCIPE (DES)ENCANTADO NÃO APARECER?!
Dias: 15 e 16/02/2012 - das 19h às 20h30min
PROPONENTE(S)
Profª. Ms. Maria Euzimar Berenice Rêgo Silva
Profª. Esp. Disneylândia Maria Ribeiro
Jhonnys Nascimento
Ivanilza de Souza Beserra
EMENTA: Conceito de gênero em uma abordagem feminista. Discussão acerca das relações de poder que permeiam os gêneros, em uma perspectiva pós-estruturalista. O sexismo existente na práxis escolar. Relacionar teoria e prática visando o fulcro dos debates: a melhoria da práxis.
MINICURSO 08: A CRIANÇA, O BRINQUEDO E AS LEIS NO DIÁLOGO "AS LEIS DE PLATÃO"
MINICURSO 08: A CRIANÇA, O BRINQUEDO E AS LEIS NO DIÁLOGO "AS LEIS DE PLATÃO"
Dias: 15 e 16/02/2012 - das 19h às 20h30min
PROPONENTE(S)
Prof. Ms. Erick Vinicius Santos Gom
EMENTA: Traçar diálogos e possíveis debates em torno da filosofia da Educação.
EIXO TEMÁTICO 03: NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE
MINICURSO 09: O USO DO JORNAL NA SALA DE AULA
Dias: 15 e 16/02/2012 - das 10h às 12h.
PROPONENTE(S)
Mestranda/PPGL - Maria Ivanúcia Lopes da Costa Lopes
Mestrando/PPGL - Francisco Vieira da Silva
Mestranda/PPGL - Márcia Bezerra de Morais
EMENTA: Surgimento do Jornal Impresso. O texto jornalístico. Estratégias de Informação e Comunicação. Tipologia de textos jornalísticos: princípios de composição e características. Uso do Jornal na sala de aula.
MINICURSO 10: LEITURA DE IMAGENS
Dias: 15 e 16/02/2012 - das 10h às 12h.
EMENTA: Surgimento do Jornal Impresso. O texto jornalístico. Estratégias de Informação e Comunicação. Tipologia de textos jornalísticos: princípios de composição e características. Uso do Jornal na sala de aula.
MINICURSO 10: LEITURA DE IMAGENS
Dias: 15 e 16/02/2012 - das 10h às 12h.
PROPONENTE(S)
Profª Drª Márcia Barbosa da Silva (UEPG)
EMENTA: Elementos da imagem, a imagem produzida como interpretação do mundo, leitura da imagem na escola. Breve história da produção de imagem fotográfica. Processos de ver. Ângulos e planos. Breve história da produção de imagem videográfica. Leitura de vídeo. Leitura de imagens na escola. Atividades práticas.
EMENTA: Elementos da imagem, a imagem produzida como interpretação do mundo, leitura da imagem na escola. Breve história da produção de imagem fotográfica. Processos de ver. Ângulos e planos. Breve história da produção de imagem videográfica. Leitura de vídeo. Leitura de imagens na escola. Atividades práticas.
EIXO TEMÁTICO 04: LINGUAGENS, PRÁTICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO PARA A DIVERSIDADE
MINICURSO 11: O USO DA AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: LINGUAGEM E ACESSIBILIDADE NO CAMINHO DA ESCOLA.
Dias: 16 e 17/02/2012 - das 13h30min às 15h30min.
PROPONENTE(S)
Kátia Macedo Duarte
EMENTA: Historia da audiodescrição; A audiodescrição como recurso didático-pedagógico na escola; A audiodescrição como acesso e acessibilidade para alunos com deficiência visual, intelectual, alunos disléxicos e alunos sem deficiência.
MINICURSO 12: O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS DESAFIOS DO PROFESSOR ACERCA DO LETRAMENTO LITERÁRIO
EMENTA: Historia da audiodescrição; A audiodescrição como recurso didático-pedagógico na escola; A audiodescrição como acesso e acessibilidade para alunos com deficiência visual, intelectual, alunos disléxicos e alunos sem deficiência.
MINICURSO 12: O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS DESAFIOS DO PROFESSOR ACERCA DO LETRAMENTO LITERÁRIO
Dias:16 e 17/02/2012 - das 13h30min às 15h30min.
PROPONENTE(S):
Profª Drª Maria lúcia Pessoa Sampaio
Profª Drª Maria lúcia Pessoa Sampaio
Mestranda/PPGL Maria Gorete Paulo Torres
Mestranda/PPGL Regiane Santos Cabral de Paiva
Ementa: Neste minicurso discutiremos questões relacionadas ao ensino de literatura abordando aspectos teóricos e práticos acerca do trabalho realizado com obras literárias nas escolas e, enfatizando os principais desafios que os professores de língua materna enfrentam no que se refere a inserção de textos literários nas salas de aula. Destacaremos ainda, a importância do letramento literário para formação de leitores, apresentamos uma proposta de trabalho com uma obra literária que poderá ser desenvolvida na educação básica.
Ementa: Neste minicurso discutiremos questões relacionadas ao ensino de literatura abordando aspectos teóricos e práticos acerca do trabalho realizado com obras literárias nas escolas e, enfatizando os principais desafios que os professores de língua materna enfrentam no que se refere a inserção de textos literários nas salas de aula. Destacaremos ainda, a importância do letramento literário para formação de leitores, apresentamos uma proposta de trabalho com uma obra literária que poderá ser desenvolvida na educação básica.
MINICURSO 13: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E A FORMAÇÃO LEITOR
Dias: 16 e 17 /02/2012 - das 13h30min às 15h30min.
PROPONENTE(S):
Profª Esp. Diana Maria Leite Lopes Saldanha
Especializanda CAMEAM/UERN Emanuela Carla Medeiros de Queiros
Especializanda CAMEAM/UERN Anielly Duarte da Silva
EMENTA: Aspectos teóricos e práticos da contação de histórias. Importância e contribuições da contação de histórias em sala de aula. Contação de histórias e formação do leitor. Leitura literária na escola. Reconto de histórias e desenvolvimento da leitura.
EMENTA: Aspectos teóricos e práticos da contação de histórias. Importância e contribuições da contação de histórias em sala de aula. Contação de histórias e formação do leitor. Leitura literária na escola. Reconto de histórias e desenvolvimento da leitura.
MINICURSO 14: EDUCAÇÃO MUSICAL EM ESPAÇOS DIVERSIFICADOS: NOVOS CAMINHOS E POSSIBILIDADES PRÁTICAS
Dias: 15 e 16/02/2012 - das 10h às 12h
PROPONENTE(S):
Alexandre Milne-Jones Náder
Evandro Hallyson Pereira Dantas
EMENTA: O principal objetivo deste minicurso é debater sobre o que se pensa hoje para a educação musical no ensino fundamental e em espaços não-escolares. Com base nessa discussão desenvolveremos atividades pedagógicas ampliando o leque de recursos didático-musicais do professor.
EMENTA: O principal objetivo deste minicurso é debater sobre o que se pensa hoje para a educação musical no ensino fundamental e em espaços não-escolares. Com base nessa discussão desenvolveremos atividades pedagógicas ampliando o leque de recursos didático-musicais do professor.
EIXO TEMÁTICO 05: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E PRÁTICAS DE PESQUISA PARA EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
MINICURSO 15: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA (PIM) E PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA UERN: UMA DISCUSSÃO SOBRE SEUS PRINCÍPIOS E A CONSTRUÇÃO DE PLANOS DE TRABALHO E PROJETOS DE PESQUISA
DIAS: 16 e 17 - das 13h30min às 15h30min
PROPONENTE(S)
Profª Drª Débora Maria do Nascimento
Profª Ms. Maria Margarida Pinheiro
EMENTA: Princípios e objetivos do Programa Institucional de Monitoria (PIM) na UERN. O Programa de Iniciação Científica (IC) na UERN: princípios e objetivos. Normas e Regulamentos dos Programas. A construção de planos e projetos de pesquisa: aspectos teóricos e metodológicos.
MINICURSO 16: EDUCAR O PESQUISADOR INICIANTE PARA A PRÁTICA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA INTERNET
Dias: 16 e 17 - das 13h30min às 15h30min.
EMENTA: Princípios e objetivos do Programa Institucional de Monitoria (PIM) na UERN. O Programa de Iniciação Científica (IC) na UERN: princípios e objetivos. Normas e Regulamentos dos Programas. A construção de planos e projetos de pesquisa: aspectos teóricos e metodológicos.
MINICURSO 16: EDUCAR O PESQUISADOR INICIANTE PARA A PRÁTICA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA INTERNET
Dias: 16 e 17 - das 13h30min às 15h30min.
PROPONENTE(S):
Prof. Ms. José Cezinaldo Rocha Bessa
Profª. Ms. Rosângela Alves dos S Bernardino
Profª. Ms. Crígina Cibelle Pereira
Mestrando PPGL - Ananias Agostinho da Silva
EMENTA: A formação do pesquisador na graduação. A importância da internet para a formação do pesquisador. Informação e conhecimento científico. Fontes de pesquisa na internet e produção do conhecimento científico. Procedimentos e uso de fontes de pesquisa na internet. A dimensão ética no uso de fontes de pesquisa da internet.
EMENTA: A formação do pesquisador na graduação. A importância da internet para a formação do pesquisador. Informação e conhecimento científico. Fontes de pesquisa na internet e produção do conhecimento científico. Procedimentos e uso de fontes de pesquisa na internet. A dimensão ética no uso de fontes de pesquisa da internet.
MINICURSO 17: O ATO DE PESQUISAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO E DA DIVERSIDADE: ASPECTOS ÉTICOS DO TRABALHO ENVOLVENDO SERES HUMANOS
DIAS: 15 e 16/02/2012 - das 10h às 12h
PROPONENTE(S)
Janieiry Lima de Araújo
EMENTA: Aspectos éticos com a pesquisa que envolve seres humanos no contexto da Educação e da Diversidade. O conceito de risco em pesquisas que envolvem seres humanos. Grupos Vulneráveis e sua participação em pesquisas Educacionais. Entendendo a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. O envio de protocolos de pesquisa em Educação para apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa. A plataforma Brasil: apontamentos.
EMENTA: Aspectos éticos com a pesquisa que envolve seres humanos no contexto da Educação e da Diversidade. O conceito de risco em pesquisas que envolvem seres humanos. Grupos Vulneráveis e sua participação em pesquisas Educacionais. Entendendo a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. O envio de protocolos de pesquisa em Educação para apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa. A plataforma Brasil: apontamentos.
MINICURSO 18: EDUCAÇÃO E PÓS-MODERNIDADE: A FORMAÇÃO, SEUS DESAFIOS E PROBLEMAS
16/02 das 19h às 20h30min e 17/02/ das 13h30min às 15h30min
PROPONENTE(S)
Prof. Dr. Cristiano Bonneau - UFPB
Prof. Dr. Sergio Luis Persth - UFPB
EMENTA: Reflexão sobre os fundamentos da educação com ênfase em Filosofia da Educação. Discussão dos significados de ‘Paidéia’, ‘Bildung’ e ‘Virtu’ no contexto da idéia de ‘Formação’. Educação e Trabalho. A noção de trabalho e as conseqüências desta atividade na vida do homem moderno. Universidade e Trabalho: implicações éticas.
Prof. Dr. Sergio Luis Persth - UFPB
EMENTA: Reflexão sobre os fundamentos da educação com ênfase em Filosofia da Educação. Discussão dos significados de ‘Paidéia’, ‘Bildung’ e ‘Virtu’ no contexto da idéia de ‘Formação’. Educação e Trabalho. A noção de trabalho e as conseqüências desta atividade na vida do homem moderno. Universidade e Trabalho: implicações éticas.
EIXO TEMÁTICO 06: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS PARA A DIVERSIDADE
MINICURSO 19: PESQUISAS EM POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO
DIAS: 16 e 17/02/2012 - das 13h30min às 15h30min
PROPONENTE(S)
Profa Dra. Arilene Maria Soares de Medeiros
Profª Esp. Ciclene Alves da Silva
Prof Esp. Allan Solano Souza
EMENTA: Democratização dos sistemas municipais de ensino e sua relação com qualidade. Mecanismos de controle social na educação e na escola. Democratização e qualidade do ensino.
EMENTA: Democratização dos sistemas municipais de ensino e sua relação com qualidade. Mecanismos de controle social na educação e na escola. Democratização e qualidade do ensino.
MINICURSO 20: PRINCÍPIOS BÁSICOS NA ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL
Dias: 15, 16 e17/02/2012 - das 19h às 20h30min
PROPONENTE(S)
Profª Ms. Eugênia Morais de Albuquerque
Gercina Dalva
EMENTA:Estudar os pressupostos das políticas educacionais no contexto de reestruturação produtiva e do Estado Neoliberal que se disseminaram ações educacionais no Brasil; Discutir os princípios básicos na organização da Gestão Escolar, descentralização e a flexibilização do ensino como novas formas de governabilidade da educação brasileira, e suas repercussões no interior da gestão Escolar.
MINICURSO 21: AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS PÚBLICAS. EMENTA:Estudar os pressupostos das políticas educacionais no contexto de reestruturação produtiva e do Estado Neoliberal que se disseminaram ações educacionais no Brasil; Discutir os princípios básicos na organização da Gestão Escolar, descentralização e a flexibilização do ensino como novas formas de governabilidade da educação brasileira, e suas repercussões no interior da gestão Escolar.
Dias: 15 e 16 /02/2012 - das 10h às 12h
PROPONENTE(S)
Profª Drª Maria Ivonete Soares Coelho (FASSO/UERN)
EMENTA: Aproximação com os estudos e discussões acerca da Avaliação de Políticas Públicas e Sociais Públicas, como pesquisa acadêmica e campo de conhecimento, materializadas a partir dos seguintes temas: Conceitos de Políticas Publicas e Sociais Públicas; sentido e objetivos da avaliação; avaliação política e avaliação de políticas públicas; tipologias e tendências da avaliação de políticas públicas e sociais.