Normas para Trabalhos


COMUNICAÇÃO ORAL
  • Será considerada Comunicação Oral: artigos, ensaios, estudos e resultados de pesquisa abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área da Educação, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise.
  • O texto para sessão de Comunicação Oral deverá ter formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências bibliográficas, estruturado com, no mínimo 20.000 caracteres e no máximo, 40.000 caracteres, incluindo-se as referências e os anexos. 
  • O resumo da Comunicação deve conter no máximo 1.500 caracteres, incluindo os espaços, o título do trabalho, o texto do resumo e as palavras-chave em português. 
  • Recomenda-se que a formatação dos arquivos (resumo e texto completo) siga as normas da ABNT.
  • As referências devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas. 
  • Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir após as referências, com indicação de fonte (quando for o caso).

    Formatação das Comunicações Orais
    ·  Formato de arquivo: "doc";
    ·  Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
    ·  Papel tamanho A4;
    ·  Margem superior e inferior com 2,5 cm;
    ·  Margem esquerda e direita com 3 cm;
    ·  Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
    ·  Alinhamento: Justificado;
    ·  Nome dos arquivos com o trabalho (resumo e texto completo) a ser anexados na submissão, devem conter o nome completo do autor/coautor, precedido das palavras: CO. Resumo, e/ou Texto Completo. Ex:
    Ex: CO.Resumo. Ana Maria da Silva
    Ex: CO.TextoCompleto.Ana Maria da Silva
    ·  Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado.

    PÔSTER

    · Serão aceitos inscrições de trabalhos de alunos de graduação e de Iniciação Científica (PIBIC, PIM, etc.), na sessão pôster;

    ·  No caso de inscrições de trabalho para apresentação na sessão de Pôster, o aluno de Iniciação Científica deverá cumprir a condição de co-autor, juntamente com orientador;

    ·  Para submissão de pôster será necessário anexar dois arquivos: 1) resumo e 2) texto completo;

    ·  O objetivo do pôster é apresentar o resultado de estudos iniciados, de trabalhos realizados e experiências ou comunicações, devendo ter entre 10.000 e 12.000 caracteres, com espaço, incluídas as notas, as referências, os quadros ou tabelas, se for o caso. O esquema gráfico do pôster deverá ser apresentado em folha tamanho A4;

    ·  O resumo do pôster deve conter no máximo 1.500 caracteres, incluindo os espaços, o título do trabalho, o texto do resumo e as palavras-chave;

    · A apresentação gráfica do pôster selecionado deverá conter os seguintes itens: título, nome(s) do(s) expositor (es) e da(s) instituição(ões), introdução, problema/questões, objetivos, metodologia, resultados e/ou conclusões. A medida proposta é de 1,20m de altura e 80 cm de largura;
     
    · Recomenda-se, durante a apresentação, a distribuição de folderes ou panfletos com informações resumidas sobre o trabalho e formas de contato com o (s) autor (es);
    ·  Recomenda-se que a formatação dos arquivos (resumo, texto completo e esquema) siga as normas da ABNT;
    ·  As referências devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas;
    ·  Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir após as referências, com indicação de fonte (quando for o caso).

     NARRATIVAS E VIVÊNCIAS

    Espaço, durante o evento, para os professores/profissionais da Educação Básica que atuam em espaços escolares e não-escolares, apresentarem projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento em escolas; como também para egressos apresentarem experiências de estágio; experiências de movimentos sociais(tais como MST, pedagogia da terra etc)
                    As narrativas e vivências serão apresentadas, pelos sujeitos envolvidos no trabalho, através de mostragens que contemplem as múltiplas possibilidades de comunicação(relatos orais, dramatizações, textos visuais, dentre outras). Tempo de apresentação 10min.

    Roteiro para apresentação escrita do PLANO DE TRABALHO, cuja inscrição deve se dar entre _____________:
    TÍTULO
    IDENTIFICAÇÃO(nome(s); escola; série/ano; área(s) envolvidas no trabalho; período de realização)
    JUSTIFICATIVA
    OBJETIVOS
    RECURSOS(humanos e materiais)
    PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
    RESULTADOS OBTIDOS
    AVALIAÇÃO
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

     MINICURSOS

    Os minicursos deverão ser propostos por professores/as ou alunos de pós-graduação, que tenham interesse na discussão de tema/s de suas linhas de pesquisa, atividades de ensino e/ou extensão. 
    As propostas deverão ser encaminhadas para o endereço de email: setepe2012@hotmail.com, até o dia 15/01/2012, com o seguinte formato:

    NOME DO GT:
    PROPONENTE/s:
    EMENTA:
    ASPECTOS METODOLÓGICOS
    BIBLIOGRAFIA BÁSICA